Especialidades
Psicoterapia Cognitivo-Comportamental
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma modalidade de psicoterapia que trabalha com emoções, pensamentos, crenças e comportamentos. De forma estruturada, ativa, focada no presente e de curto prazo, faz amplo uso de técnicas e estratégias visando a modificação de pensamentos, emoções e comportamentos disfuncionais. O objetivo desta psicoterapia é ajudá-lo(a) a identificar, avaliar e modificar pensamentos, crenças, emoções e comportamentos disfuncionais, problemáticos. A TCC auxilia seus pacientes a atingirem suas metas, ensinando e discutindo, de forma colaborativa, em cada sessão as melhores e mais adequadas estratégias capazes de promover as mudanças necessárias para uma melhor qualidade de vida, autonomia e controle de seus pensamentos e emoções.
Terapia Comportamental Dialética
A Terapia Comportamental Dialética (Dialectical Behavior Therapy - DBT) é uma modalidade de psicoterapia que combina propostas da ciência comportamental, da filosofia dialética e da prática zen. O principal objetivo da Terapia Comportamental Dialética é fomentar uma melhor capacidade de controle de nossos próprios comportamentos. A terapia possui um enfoque no desenvolvimento de quatro conjuntos de habilidades comportamentais: (I) Treino de atenção (atenção plena), visando aumentar a capacidade de foco, consciência e uma atitude de não julgamento no momento presente; (II) Tolerância ao estresse, desenvolvimento de estratégias capazes de auxiliar no aumento da capacidade de tolerância à frustração, sobrecarga emocional e situações difíceis; (III) Autoregulação emocional, aumentando a capacidade de administração das próprias emoções; e (IV) Efetividade nas relações interpessoais, melhorando a qualidade da comunicação e relações com os outros.
Psicoterapia assistida por Realidade Virtual
A Terapia com uso de Realidade Virtual (Virtual Reality Therapy - VRT) consiste no uso da tecnologia de realidade virtual com fins psicoterapêuticos. Os pacientes utilizam uma plataforma, fornecida e operada por um psicoterapeuta treinado, capaz de permitir à pessoa, em um ambiente controlado, vivenciar experiências com alto grau de realidade e ser projetada para diferentes ambientes e cenários. É amplamente utilizada como uma forma de realizar exposições por imaginação e in vivo mais realistas, por meio de experiências visuais e auditivas, buscando tratar sintomas como ansiedade, medos e fobias, estresse pós-traumático, comportamento obsessivo-compulsivo, distúrbios alimentares, dentre outros quadros.
Supervisão Clínica
A supervisão clínica se trata de um espaço para discussão e reflexão acerca da atuação profissional do psicólogo, a partir da orientação de um segundo profissional da área, capacitado para tal. A supervisão é conduzida por um profissional de Psicologia capacitado, ocorrendo, ao longo de sua duração, a partilha de experiências entre os profissionais, discussão de casos clínicos, revisão da conceituação dos casos, exploração de hipóteses clínicas, treino de competências e retorno acerca do desempenho do profissional orientado.
Minha abordagem
Na última década venho me dedicando a realizar pesquisas na área de História e Filosofia da Psicologia, Psicologia clínica e Neurociência Cognitiva. Meu objetivo enquanto pesquisador é contribuir para o avanço do conhecimento psicológico. Já a minha missão pessoal e profissional é promover saúde e qualidade de vida através de serviços especializados em Psicologia.
Na clínica, por um compromisso ético com meus pacientes atuo com modalidades psicoterapêuticas baseadas em evidências, ou seja, com práticas clínicas eficazes e cientificamente comprovadas, proporcionando aos meus clientes/pacientes o que há de mais moderno e efetivo em termos serviços psicológicos. A terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, é uma das poucas modalidades de psicoterapia baseada em evidências com resultados cientificamente comprovados no tratamento da depressão, ansiedade, estresse pós-traumático, medos e fobias, uso abusivo de álcool e outras drogas, tabagismo, problemas de relacionamento, timidez excessiva (ansiedade social), transtorno obsessivo-compulsivo, distúrbios do sono, transtornos alimentares (bulimia, anorexia), transtornos de personalidade, transtornos sexuais, transtornos do impulso (comprar compulsivo, jogo patológico, tricotilomania), transtornos psicóticos, dor crônica, dentre tantos outros quadros clínicos.
De igual modo, a Terapia Comportamental Dialética é a primeira linha de tratamento e a modalidade de psicoterapia mais indicada, baseada em evidências científicas de sua eficácia, para o tratamento de transtornos de personalidade, tais como Transtorno de Personalidade Borderline, inclusive tendo surgido para o tratamento de pacientes com esse quadro clínico e com comportamentos suicidas. Além disso, nos últimos anos, a Terapia Comportamental Dialética tem se demonstrado eficaz para o tratamento de quadros clínicos de difícil tratamento pelas outras abordagens, como no caso de pessoas com múltiplos transtornos e comorbidades, comportamentos aditivos e impulsivos, depressão, comportamentos suicidas, transtorno de estresse pós-traumático e transtornos alimentares. Por fim, a Terapia assistida por Realidade Virtual atualmente possui evidências favoráveis ao tratar sintomas como ansiedade, medos e fobias, estresse pós-traumático, comportamento obsessivo-compulsivo, dentre outros quadros.
Cada modalidade psicoterapêutica permite você receber um atendimento especializado adequado as suas necessidades e metas pessoais.